sábado, 12 de setembro de 2009

Lar O Bom Samaritano



Lar “Bom Samaritano” Fundado em 07 de junho de 2005, com sede a Rua Do Amanhã nº 115, Jardim Alvorada – São José dos Pinhais – Pr.


Missão:
• Promover o amparo a Cegos, Surdos, Mudos, portadores de deficiência física, recuperar os queestão afastados da sociedade como dependentes quimicos,etc.
• Promover ajudas diversas ás comunidades dos bairros mais próximos da região arrecadando alimentos, roupas e sapatos. Campanhas do agasalho, buscar junto ao Ceasa frutas legumes; procedendo a distribuição entre as famílias mais carentes e cadastradas do nosso projeto.
• Missões: Vale do Ribeira, bairro Caveirão, e busca atingir bairro Quilombola, comunidade negra a 60 km de Adrianópolis.


Missão Integral virou moda: Palavras do Pr. Fernando presidente e fundador do Lar Samaritano; missão não é administrar patrimônios, templos, mais sim envolver-se com vidas, saber tratar de vidas, como um pai que põe um filho no mundo e cuida dele até com que ele possa caminhar com suas próprias pernas, e assumir responsabilidades.


O Pastor Vida e Ministério


Pr. Fernando, como é carinhosamente chamado por todos, na verdade tem sua consagração junto a Igreja local Assembléia de Deus Madureira, como Evangelista.
Pastor Fernando, conta que ao retornar do velório de sua mãe com seu pai e irmãos, presenciou uma revolta tão grande em seu pai que não aceitou a morte de sua mãe, e que a partir desta perda passou de forma inconsciente a cobrar este infortúnio em seus próprios filhos.


Segundo Pr. Fernando, seu pai um prospero empreiteiro de Empresas de Construção Civil, com a perda de sua esposa se viu desorientado e revoltado, no que culminou com a fuga de Fernando de sua casa para as ruas, nesta altura com cinco anos de idade.


Esta saída de sua casa, conforme relata o Pr. Fernando durou 10 anos, ou seja, o mesmo permaneceu até 15 anos vivendo como menino de rua sem nunca se envolver com bebidas ou drogas. Quanto não lhe restava mais força retornou para sua casa desta vez sendo acolhido por seu cunhado e sua irmã mais velha que lhe deram outro encaminhamento na sua vida, arrumando-lhe emprego e  cuidando dele até seu casamento com a idade de 17 anos.


Casado com a Sra. Jandira, a vinte e três anos, pai de duas meninas uma com treze e outra com vinte e dois anos, esta estudante de psicologia, o Pr. Fernando relata que desde jovem, passou por diversas profissões, dentre elas foi açougueiro, dono de super mercado e que em sua vida obteve muita prosperidade mais que ao longo do tempo, desde a fundação desta obra sofreu muitos ataques do inimigo, onde hoje está reduzido a sua casa própria e uma Van H-100 Furgão, agregada a uma Empresa de transportes e entregas CBN.


Veículo este que além de prover seu sustento pessoal, serve também como a única condução para esta Casa Lar Bom Samaritano, onde pessoalmente comprovamos a sua chegada enquanto lá estávamos carregadas de doações do Ceasa.


Instalações precárias necessitando de tudo que se possa imaginar, no que se refere, a dignidade humana.


Camas ao vento; um único banheiro – sanitário; dormitórios de 3m x 3m, abrigando de 12 a 16 pessoas em beliches feitas pelo próprio Pastor e internos.



O Lar Bom Samaritamo, esta, localizado em uma comunidade muito carente no município de São José dos Pinhais, com uma área construída de 150m² em um terreno de 320 m², está abrigando atualmente 26 internos. Segundo Pr. Fernando nesta sua Casa já passaram mais de 800 vidas que se entregaram a Jesus e que foram restauradas, vidas estas que estavam escravizadas pela bebida, pela droga pela exclusão.



Tivemos a oportunidade de presenciar uma mãe, vinda da cidade de Rio Negrinho – SC, para levar seu filho de 14 anos já recuperado, segundo relato da mãe o menino era viciado em craque, e tomando conhecimento da casa providenciou seu internamento no mês de janeiro do corrente ano.



Quando conheceu a casa levou o maior susto, mas era necessário deixar seu filho naquelas “acomodações”, pois, sabia da fama da casa no tocante a recuperação de dependentes químicos. E pudemos presenciar este milagre de um jovem internado em janeiro de 2009 e já em junho de 2009, totalmente recuperado do craque e com uma vida entregue ao Senhor Jesus.



Quando viu a mãe com a intenção de levar o referido jovem, o Pr. Fernando apelou para que a mesma o deixasse por mais um tempo, não pela recuperação mais sim para o auxilio que esta vida já estava prestando para esta casa e também para o ministério de louvor da Igreja Assembléia de Deus Madureira, como exemplo de alguém que esta em Cristo totalmente liberto.Wilson, 14 anos ex-viciado em craque recuperado pela casa.



Quem não tem, doa muito mais, dos quem tem!
Doações a caminho da Missão para Caverão - Adrianópolis – Vale Ribeira.



O PR. Fernando e seus meninos como carinhosamente ele os chama além de prestar serviços comunitários junto á comunidade carente do Jardim Alvorada, reserva parte do que recebem e transformam em cestas básicas que são distribuídas em suas Missões junto ao Vale do Ribeira, bairro caveirão e tem como meta atingir também, lugares como Comunidade Negra de Quilombola.


Projetos parados por falta de Doações e Recursos



A casa neste momento dispõe somente de um sanitário e um banheiro, onde por falta de recursos tiveram que paralisar as obras de mais 03 sanitários e mais 03 banheiros conforme demonstrado nas fotos abaixo:


Obra paralisada neste momento por falta de doações



Roberto ex-viciado viciado em drogas e bebidas, hoje obreiro da Casa Bom Samaritano e também integrante do ministério de louvor da Igreja local Assembléia de Deus Madureira, também teve sua vida restaurada neste lugar. Nos, testemunhou, que esteve internado em outra clinica renomada da cidade onde ele mesmo era quem pagava sua internação. Mas, pelos maus tratos, desamor e sendo até chamado de “lixo humano”, pela mão do Senhor encontrou este lugar.




CONCLUSÃO



O Lar Bom Samaritano é um destes lugares que Deus nos leva, para que nunca mais sejamos iguais. Diante do que nos foi relatado, pelos ungidos e abençoados Pr. Fernando seus obreiros e seus meninos (de 14 a 65 anos), e também presenciados por nós do SEMIBC. Trata-se de uma Casa “umilde” conforme eles assim escrevem no Orkut, mais que espírito altruísta esta declarado em cada parte deste lugar, em cada cômodo a cada gesto a cada atitude.



Sem exageros, podemos constatar que vimos Jesus em sua manjedoura, pois na simplicidade da narrativa do nascimento de Jesus; ali também podemos ver vidas que nascem e se encontram neste lugar que falta de tudo o que é material, mas que transborda em amor, solidariedade e entrega.


Saímos de lá convencido que um dependente químico embalado pelo amor demonstrado nesta casa “O verdadeiro Amor de Cristo” tem a sua recuperação de forma rápida e dinâmica, saímos também de lá imbuídos em ajudar esta casa, pois nos sentimos pequenos diante das doações humanas e materiais que por lá já existe, mais que não é nada diante de uma somatória de esforços.


Clamamos misericórdia para este lugar, pois este lugar confirma o que Cristo nos deixou de ensinamentos, ide.


Em tempo agradecer ao SEMIBC a oportunidade de realizarmos este trabalho prático na disciplina de Teologia e Missiologia ministrada pelo nosso Professor mais pratico do que teórico Pr. Cícero Bezerra, muito obrigado.


Doações: 41- 3384-5642 ou 9665-5314 – Pastor Fernando.


Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor.
(1ª Corintios 1:28)
Trabalho pratico missões: José A Valili

3 comentários:

  1. esse numero de celular esta errado, pois a tempos vem ligaçoes nesse numero. Sendo que adquiri esse chip ja tem dois anos.
    FAVOR MODIFICAR ESSE NUMERO. FIQUEM COM DEUS AMADOS

    ResponderExcluir
  2. novo telefone 35880976 Pastor Fernando

    ResponderExcluir
  3. O pastor Fernando abençoado q saudades . Deus abençoe.

    ResponderExcluir