domingo, 16 de agosto de 2009

“Imutabilidade de Deus”

Por não ser possível qualquer tipo de comparação da Plenitude de Deus, tentaremos dissertar sobre as revelações que Ele mesmo Deus nos faz de quem Ele é, (Eu Sou o que Sou; Êxodo 3: 14) contemplando Suas palavras e atos.
Para começarmos entender, que Deus é o nosso Criador e que nós somos parte da Sua Criação, falaremos sobre um de Seus Atributos, a “Imutabilidade de Deus”.
Deus é imutável, Ele é inalterável nos seus atributos, Ele é sempre o mesmo Espírito Pessoal e bom, nas suas perfeições e nos seus propósitos para com o ser humano.
Buscaremos mostrar através de conceitos teológicos como são apresentadas as muitas versões de um Deus Pleno, perfeito. Um Deus, que nunca muda: a natureza, a essência e o ser, um Deus que cumpre o que promete.

1 ATRIBUTOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Atributo é aquilo que é próprio de um ser, uma propriedade atribuída a um sujeito, pela qual ele pode ser distinguido ou identificado; os atributos são: qualidades, propriedades, virtudes ou perfeições de uma pessoa particular ou de um ser. Como Deus é um ser, Ele possui qualidades ou características que fazem que Ele seja o que é.
1.1 Atributos de Deus
“Os atributos de Deus", segundo definição de A. H. Strong "são características distintas da natureza divina inseparáveis da idéia de Deus e que constituem a base e o fundamento para suas várias manifestações às suas criaturas.
Jesus veio a este mundo para revelar Deus aos homens, e sabemos que Ele cumpriu sua missão. Em seus ensinamentos Jesus, revelou os atributos de Deus nos dando uma idéia clara e precisa de Deus. ”Deus é Espírito pessoal, perfeitamente bom, que em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo”.
Langston argumenta que segundo a idéia cristã, “Deus é Espírito Pessoal; Deus possui, portanto os poderes essenciais a um espírito, que são: pensar, querer e sentir. Portanto devemos observar que os atributos não são Deus, mais sim as qualidades e modo dEle.
Segundo Z. Severas as classificações dos atributos de Deus apresentam discussões, pois nenhuma é perfeita, os teólogos tem maneiras diferentes em classificá-los. Uma das maneiras mais comum de classificação e dividir os atributos são: naturais e morais, absolutos e relativos, intransitivos e transitivos, comunicáveis e incomunicáveis.

1.2 Os Atributos Naturais de Deus
Os atributos naturais de Deus são todos aqueles que pertencem á sua existência são: auto-existência, imutabilidade, infinidade, imensidade, onipresença, onisciência, onipotência e unidade.
● Auto-existência: Perfeição de Deus poder existir por si próprio.
● Imutabilidade: Em Deus não há mudança.
● Infinidade: Deus ser isento de limitações imposta pela criação.
● Onipresença: A natureza da Sua presença está em harmonia com a das Suas criaturas.
● Onisciência: Deus conhece a Si próprio e todas as coisas que dEle provêm.
● Onipotência: Deus tudo pode.
● Unidade: Deus é um único.
Langston define que precisamos aprender da natureza de Deus, pois sendo Ele o Criador de tudo, estes atributos naturais representam as diferentes maneiras das atividades de Deus e pode muito nos ensinar a Seu respeito, pois tudo é obra de Deus, e tudo pode nos falar a respeito dEle.
1.3 Os Atributos Morais de Deus
● Deus é bom, Deus é verdadeiro, Deus é misericordioso, Deus é justo, Deus é santo.
● Deus é Bondade: Deus é bom porque é perfeição absoluta.
● Deus é verdade: Porque nEle a idéia de divindade se concretiza perfeitamente.
● Deus é misericórdia: É a bondade de Deus demonstrada para com aqueles que se acham na miséria ou na aflição.
● Deus é justiça: Não há injustiças em Suas ações, tudo Deus faz segundo seu próprio caráter, que é santo.
● Deus é santidade: Porque Ele é absolutamente distinto de todas ás Suas criatura, está exaltado acima delas em majestade infinita, e separado de todo o mau moral, isto é, o pecado.
1.4 Os Atributos Absolutos e Relativos de Deus
● Absolutos: Essência de Deus (imensidão, eternidade, etc.).
● Relativos: Essência divina em relação á criação.

1.5 Os Atributos Intransitivos e Transitivos de Deus
● Intransitivos: Não se projetam para fora da essência divina.
● Transitivos: Que se projetam para fora, irradiam.
1.6 Os Atributos Comunicáveis e Incomunicáveis.
● Comunicáveis: Existe uma analogia entre o espírito humano e o Ser Pessoal de Deus entre: poder, amor, bondade, justiça, (discordado pelos Luteranos, mas apoiado pelos Calvinistas).
● Incomunicáveis: Nada existe de análogo no ser humano para explicar: asseidade, simplicidade, imensidade, etc.
2 A IMUTABILIDADE DE DEUS
Este é um dos atributos de Deus que Louis Berkhof, descreve como:
A imutabilidade de Deus é necessariamente concomitante com a Sua asseidade. É a perfeição pela qual não há nele, não somente em Seu Ser, mas também em Suas perfeições, em Seus propósitos e em suas promessas.
Em virtude deste atributo, Ele é exaltado acima de tudo quanto há, e é imune de todo acréscimo ou diminuição e de todo desenvolvimento ou decadência em Seu Ser e em Suas perfeições. Seu conhecimento e Seus planos, Seus princípios morais e Sua volições permanecem sempre os mesmos.
Até a razão nos ensina que não é possível nenhuma mudança em Deus, visto que qualquer mudança é para melhor ou para pior. Mas em Deus, a Perfeição absoluta, melhoramento e deterioração são igualmente impossíveis.
Charles Hodge classifica a Imutabilidade de Deus como:
A imutabilidade de Deus está intimamente relacionada à sua imensidão e eternidade, e freqüentemente se inclui nelas através das declarações bíblicas concernentes á sua natureza. Portanto quando se diz que Ele é o Primeiro e o Ultimo; Alfa e Omega, o mesmo ontem, hoje e para sempre; ou quando, em contraste com o mundo sempre mutável e perecível, se diz: “Eles serão mudados, mas tu permaneces o mesmo”; não é sua eternidade mais que sua imutabilidade o que é posto em evidencia. Como um Ser infinito e absoluto, auto-existente e absolutamente independente. Deus é exaltado acima de todas as causas e mudanças, e ainda acima da possibilidade de mudança.
As considerações de Zacarias Severa sobre a imutabilidade são:
Deus tem múltiplas relações com o mundo. Ás vezes o que parece mudanças nos planos de Deus são etapas novas na concretização do Seu propósito. O que ocorreu na encarnação de Jesus Cristo e também na salvação estendida aos gentios, após ressurreição de Cristo, é bons exemplos disto. Outras vezes, as ocorrem nas revelações dos homens com Deus, como no caso do pecado de Adão, do arrependimento de Nínive, quando Deus, então age de acordo com a nova direção seguida pelo homem. Mas esta mudança no modo de Deus agir já estava explícita ou implicitamente prevista. Mas não pode dizer que houve mudança em Deus nem nos seus planos eternos.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Tiago 1:17
A imutabilidade é uma das excelências de Deus, que diferencia “o Criador de Suas criaturas”, Deus é o Senhor absoluto, Ele é o mesmo e não está sujeito a mudança alguma. Deus é imutável e nEle não se conhece mudança alguma, porque nunca houve um tempo em que Ele não existisse e nunca haverá um dia em que Ele deixe de existir.
Heber C. Campo escreve que um ser sujeito a mudanças é um ser dependente, Portanto só Deus pode ser independente. Nada fora dele faz com que haja qualquer tipo de alternância; em seus decretos, suas promessas, ou em seus atribuídos. Esta imutabilidade que faz com que Deus seja conhecido como aquele, que é estável, e com isso digno de toda confiança; se diferenciando totalmente de suas criaturas mutáveis.
“Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do teu nome de geração em geração”. Salmos 102:12
2.1 Deus é Imutável no Seu Ser
Deus é perfeitamente completo em si mesmo. Portanto Ele não está, sujeito a qualquer mudança. Seu ser é imutável, Ele não tem progresso, nem retrocesso. Ele Deus, não pode ser aumentado nem diminuído em suas capacidades essenciais.
Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados. Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. Salmos 102:26-27
Deus não depende das coisas criadas, porque sua essência é eterna, Ele não muda. A Bíblia mostra Deus, como quem que já existia eternamente, mesmo quando ainda nada existia. Tudo o que é criado não é eterno, estando sujeito a mudanças. Mas Deus é eterno, é imutável, sendo impossível mudar para melhor ou para pior, porque Ele é Pleno em tudo.
2.2 Deus é Imutável nos Seus Decretos
Deus decreta todos os grandes ou pequenos acontecimentos, tudo que acontece no nosso mundo e em nossa vida pessoal é produto da vontade dEle.
Ninguém dissuade Deus de fazer alguma coisa que ele decide fazer. Nem todos os homens do mundo podem fazer Deus mudar de opinião quando ele resolve fazer algo, mesmo que seja doloroso. O crente Jó tinha consciência plena de que o sofrimento pelo qual passava era produto dos decretos imutáveis de Deus. Tinha convicção de que todas as coisas que Deus havia ordenado a seu respeito haveriam de acontecer infalivelmente, porque ele sabia que Deus é imutável nas suas decisões. Não há como mudar os planos de Deus.
2.3 Deus é Imutável nas Suas Promessas
Deus não muda de opinião nas suas promessas, quando Ele promete algo ao ser humano pode ter certeza que Ele agira de acordo com suas promessas, pois Deus não altera suas promessas. Porque isto é o gesto natural de sua natureza imutável. A fidelidade de Deus não pode ser entendida como a dos homens, mais sim de si próprio.
Deus é fiel, Deus nunca pode mentir, isto é falar algo e depois voltar atrás. Se Ele não fosse fiel agiria contra si mesmo, contra sua própria natureza, a fidelidade de Deus esta baseada na Sua Imutabilidade. O homem geralmente não cumpre suas promessas por não possuir um atributo chamado de onipotência, atributo este cabível só em Deus.
2.4 Deus é Imutável em Seus Atributos
O compromisso de Deus é inviolável.
O Amor de Deus nunca termina; a misericórdia de Deus dura para sempre; a verdade de Deus que está firmada nas Escrituras Sagradas e firmada para sempre nos céus;
CONCLUSÃO
Através do estudo feito sobre os Atributos de Deus, em especial sobre, Sua Imutabilidade, leva-nos a entender e compreender ainda que bem distante de Sua Plenitude, como Deus em sua imutável atitude age, sendo o único e incomparável.
Escritos de diversos autores aqui demonstrados, ainda que com suas maneiras diferentes de descrever a Imutabilidade de Deus, chegam a relatar de modo quase que igual a Sua grandeza, a Sua soberania e a Sua independência.
Concluímos então que Deus é absolutamente Imutável, no seu modo de agir, Deus jamais será dissuadido de seus propósitos, Seus atributos são invioláveis, nunca ira alterar em nada, seu Amor, Sua Verdade, Sua Santidade, é para todo sempre.
O Ser de Deus por: José A Valili

Nenhum comentário:

Postar um comentário