domingo, 16 de agosto de 2009

Missão Integral da Igreja - Resenha


Cícero Bezerra, escritor, conferencista, Mestre em Teologia Pastoral, professor do Seminário Betânia Curitiba, Jozadaque Lima, escritor, conferencista, Bacharel em Teologia, juntos assinam a autoria de diversos livros dentre os quais o livro “Missão Integral da Igreja” que passaremos a resenhar.
O Evangelho Todo para Todo Ser Humano a Todo Tempo. Com este chamado os autores desperta-nos também para o evangelho prático e não teórico; nos da uma real explicação do que é “Missão Integral” quais são as áreas que devemos buscar e onde devemos desenvolver estas missões.
Cícero e Jozadaque neste livro, esta buscando ensinar a igreja em como atingir as classe de pessoas menos favorecidas, e que na maior parte das vezes o mundo virou as costas, fazer missão integral significa trabalhar nestas áreas: educação, trabalho, família, igreja, saúde, testemunho, solidariedade, encarnação, segurança (Não a Violência, Justiça), meio ambiente, etc.
O papel da igreja de hoje, que possuem um grande potencial não devem se restringir somente em cuidar na salvação de perdidos, e muito menos nas distribuições de cestas básicas, agasalhos e etc. Sendo que no decorrer do tempo isso gerara sem sombras de duvidas, o que os autores chamam de clientealismo.
No contexto latino americano, vivemos em um continente com mais 500 milhões de habitantes sendo que destes 70% são pobres, inculto, com fracos valores éticos morais.
Cidadãos estão morrendo por falta de: saneamento básico, por não terem trabalho digno, escolas comprometidas em educar de fato seus filhos, saúde precária. Pessoas vivem do lixo, trabalham no lixo se alimentam no lixo. Pessoas que se prostituem em troca de comida, moradia, outras roubam para sobreviver.
Através deste abandono, social muitas delas se marginalizam e aterrorizam pessoas de bem. O mundo clama por justiça, enquanto cidadãos, temos que fazer nossa parte e não ficar olhando e culpando a ou b. Segundo Tiago, a verdadeira fé não fica escondida ela se manifesta, dá fruto, é sólida.
Infelizmente com raríssimas exceções a comunidade evangélica esta de portas trancadas se achando imune diante deste caos social. Devemos rever nossos púlpitos, precisamos de uma pastoral de renuncias, o desapego de coisas matérias, e a disposição de servir é uma raridade.
Cícero alerta-nos para pensarmos na vida e no ministério de Jesus, precisamos voltar ao verdadeiro evangelho, o que Cristo nos ensinou, Ele não se conformou com o modelo religioso e convencional de sua época. Sem programas espetaculares chamou alguns homens para seguilo. Jesus é nosso referencial de Pastor, e para igreja cristã.
Mateus 5:13 Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam.
Os autores relatam que a incumbência principal das igrejas é trabalhar na formação de lideres, será necessário o desenvolvimento de modelos de lideranças que irão liderar nossas igrejas já no próximo milênio, dando ênfase em primeiro lugar, qualquer que sejam estes modelos deve-se ensinar a praticar a dependência do Espírito Santo.
Concluindo os autores relatam que às instituições teológicas da América Latina, tem um grande desafio; a necessidade de preparar homens e mulheres que sigam a Jesus Cristo, e que saibam servir sua igreja e o mundo que vivem.
Esta capacitação teológica deve seguir a um modelo de discipulado, com professores que influenciam os seus alunos quanto ao modelo de como seguir a Cristo, mestres integrados e comprometidos com a igreja local, com testemunhos diante da sociedade e de seus ministérios.
Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.
Mateus 28:19-20.

Resumo: José A Valili

Um comentário:

  1. Se vc gosta de situações inusitadas, vc vai amar o livro reverso...ele traz revelações das escrituras sagradas nunca antes reveladas.... e ainda poem em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ao mesmo tempo inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link e digite a palavra reverso e de uma conferida na sinopse do livro...ha a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir