sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sermão Expositivo: Quem é o Jesus que você conhece e propaga. Mateus 11: 28-30 Pregação 05 de Agosto 2012

Sermão Expositivo: Mateus 11: 28-30 (05/08/2012)
Boa noite Igreja – GRAÇA A VÓS OUTRO e PAZ DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI e DO SENHOR JESUS CRISTO... Para quem não sabe... Está é uma forma cristianizada que Paulo adotou ao cumprimentar judeus e gregos daquela época
GRAÇA - indica a iniciativa salvadora e gratuita de DEUS PAZ – indica o novo Nível de vida, para a Nova comunidade em Cristo, a paz tão esperada e buscada por todos só é encontrada em CRISTO JESUS...

JESUS É A NOSSA PAZ... SUA CRUZ NOS DA A SUA PAZ!
SEU EVANGELHO É A NOSSA PAZ...
Oração: Apresentar – mos ao Senhor, arrependido... e prontos para aprendermos DELE NESTA NOITE... EM NOME DE JESUS.
Evangelho de Mateus 11:28-30
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Dos Sinóticos - Esta mensagem só é encontrada no Evangelho de Mateus.
Tema da Mensagem: Quem é o Jesus que você conhece e propaga.
PREGAÇÃO SATISFAÇÃO X RESPONSABILIDADE
Introdução:
Ilustração inicial: Comenta-se que um evangelista foi pregar o Evangelho em um bairro muito perigoso numa determinada cidade. Entre os seus ouvintes, se encontrava um morador muito conhecido naquele lugar que era ateu, e este interrompendo a pregação, convidou o evangelista para um debate publico. O desafio foi aceito pelo evangelista mais com uma condição, que os dois inicialmente se preparassem antes do sugerido debate, e que cada um apresentasse provas de suas crenças. Para tanto o evangelista pediu que o ateu levasse no dia do debate somente um ex-alcólatra; um ex-drogado; uma ex-prostitura; um ex-adultero; um ex-viciado em jogo; que tiveram seus comportamentos modificados, lendo livros de escritores ateus, ou utilizando-se das praticas do ateísmo.
E antecipadamente o evangelista prometeu que no dia do debate, estaria marchando à frente de um exército de ex-bebados; ex-drogados; ex-prostitutas; ex-adúlteros; ex-viciados em jogadores; que abandonaram seu velho comportamento, por terem ouvido a pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Diante de provas visíveis, não há argumento. E assim calou o opositor, que disfarçadamente sumiu do local, assim sendo o evangelista cumpriu seu papel naquele lugar. O porque desta ilustração: O Evangelho de Mateus é um Evangelho apologético entre os judeus – que atua em Defesa da fé, revela os feitos de Jesus.
Esta ilustração, nos leva infelizmente a uma triste realidade, não necessariamente em bairros perigosos, mais inicialmente dentro dos nossos próprios lares, entre nossos familiares, e também entre amigos, visinhos, colegas de trabalho, muitos dos que andam em nossos meios, não conhecem Jesus, assim como Ele Jesus, nos convida a irmos até Ele e aprendermos DEle, e descansarmos nEle.
A pergunta que eu quero fazer nesta noite; você conhece Jesus?
De que forma você se relaciona com Jesus?
Você chega até a Ele? Você descansa verdadeiramente nEle?
De que forma você anuncia (propaga) Ele?
Muitos conhecem “O Jesus das canções “gospel”, O Jesus da moda mais poucos certificam de sua grandeza. Poucos se relacionam com Ele, como Ele deseja... Ele quer nos dar descaso, Paz, ele quer colher este testemunho meu e seu...
A Bíblia descreve que Ele é Rei de Sete Formas distintas.
Ele é o Rei dos judeus. Ele é o Rei de Israel.
Ele é o Rei de justiça. Ele é o Rei dos séculos.
Ele é o Rei do Céu. Ele é o Rei da glória.
Ele é o Rei dos reis, e Ele é o Senhor dos senhores.
Este é o meu Rei! Eu lhe pergunto este é O Rei que você conhece?
Você “O” conhece mesmo Este Jesus? Você deposita, credita tudo nEle?
Ele é permanentemente forte... Ele é inteiramente sincero.
Ele permanece para sempre... Ele é imortalmente gracioso.
Ele é imparcialmente misericordioso.
Este é o meu Rei! Este é Seu Rei?
Ou você tem duvidas do que Ele é capaz? Ele é o Filho de Deus.
Ele é o salvador do pecador.  Ele é a peça central da civilização.
Ele vive em Si mesmo.
Ele é a doutrina fundamental da teologia verdadeira.
Ele é a necessidade primária da religião espiritual.
Este é o meu Rei! Este é o Seu Rei?
Proposição: Tese (Afirmação Teológica destes versos): Como é maravilhoso, saber que nunca estamos sós, e que jamais caminharemos sozinhos; Jesus a todo o momento nos convida a andar a seu lado.
Sentença transicional: Nas Palavras de Mateus Jesus faz algumas exortações, para sempre caminharmos e aprendermos Dele.
Palavra Chave: Exortações
Pontos principais e sub-pontos:
I. Exortação: Jesus nos convida a irmos até Ele. (v.28)
1.        Ir até Cristo significa que encontramos descanso espiritual. (v.28)
a)   As pessoas nas cidades dos apóstolos que já presenciavam seus feitos, curas milagres, o rejeitavam, mesmo diante de toda a inimizade, Jesus exclama, venham todos, quero dar-lhes descanso!
2.        A Incredulidade nos trás perturbação espiritual, nos leva ao cansaço da alma. E o cansaço da alma a Apostasia, a afastarmos de Deus.
3.        Ir até, Cristo significa que temos alivio em nossas sobrecargas. (v.28)
a)   Este é um alívio Divino, é um presente de Deus, pois revela nossa esperança, confirma a nossa fé, em Jesus que nos livrou de todo mal, ratifica a onipotência de Deus. Pois o Pai é glorificado no filho.
4.        Conforme o apóstolo Paulo descreve; ...quando sou fraco, então é que sou forte... 2Co 12:10b; o nosso poder se aperfeiçoa na fraqueza, na entrega na dependência em Jesus é onde podemos lhe prestar a maior reverencia, pois sintetiza a nossa fé. E a fé é o Poder para nos salvar, e este é o objetivo de Deus em Cristo Jesus.  
5.        Cristo convida a todos. (v.28)
a)   Este convite é para todos; crentes e não crentes, judeus ou gregos. ...O evangelho de Cristo, ...é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Rm 1:16.
II. Exortação: Jesus nos aconselha a substituir os nossos jugos. (v.29)
1.        Cristo tem um jugo mais leve do que os fariseus, do que os jugos do mundo (v.29)
a)   Conforme acontecia com os judeus, religiosos, daquele tempo, onde os mesmo sofriam opressão por parte dos fariseus, Jesus veio aliviar nosso fardo, e nos levar a salvação, nos livrando dos pecados, das opressões deste mundo, das cobiças deste mundo. Tem gente perdendo a primogênia por um prato de lentilha. Substituindo Jesus por algo insignificante.
b)    Cristo nos convida a rever nossos valores, a substituir nossos jugos; para olharmos e identificarmos o que nos escraviza e o que nos liberta, Cristo quer nos dar um Jugo mais leve,: pois como carpinteiro, Ele usa uma madeira mais leve, esta servidão a Ele é espontânea. Não é imposta. Totalmente contrária do legalismos e farisaísmo.
III. Exortação: Jesus nos ensina a aprendermos dEle. (v.29)
1.        Cristo é um Mestre manso e humilde de coração. (v.29)
2.        Cristo respeita nosso aprendizado. (v.29)
a)   Venha aprender, discorrer, estudar de mim, me conhecer: Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Isaias 1:18
b)   Permaneça no que eu te ensino, e pode pedir o que quiser que eu lhe dou: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. João 15.7
IV. Exortação: Jesus confirma que Seu jugo é suave e Seu fardo é leve. (v.30)
1.     O Jugo de Cristo é diferente do jugo do mundo, e do pecado (v.30) Rm 8:28
2.    A leveza da vida Eterna só é encontrada em Jesus. (v.30) ...tudo coopera
Conclusão:
Ilustaração Final: Irmão os cristãos devem ser boas novas, antes de compartilhar as boas novas. Em outras palavras, o Evangelho deve ser encarnado, antes de ser verbalizado, o cristão deve viver o que prega, e não pregar o que não vive, a exemplo do que acontecia naquela época, onde os fariseus cobrava o cumprimento da lei, que eles mesmos não cumpriam, e desta forma oprimiam e colocavam jugos pesados sobre o povo e religiosos daquele tempo. Piedade irmãos, Pressa irmão na proclamação do Evangélho do Nosso Senhor Jesus Cristo...
Apelo: Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida;; Conforme ele mesmo diz; Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora; Isa.; Jesus aqui se refere a todos que vão a Ele, Todos Irmãos... s 4:12
Irmãos o que nos chama é o Nosso Rei é Ele a chave do conhecimento.
É Ele a fonte da sabedoria.
É Ele a entrada da libertação. É Ele o caminho da paz.
É Ele a estrada da justiça. É Ele a vereda da santidade.
É Ele o portão da glória. É Ele o mestre dos poderosos.
Você “O” CONHECE MELHOR AGORA?
É Ele QUE se entregou para nos libertar, É Este o Nosso Jesus Amado!
Oração: Pai Celestial... Muito Obrigado por Seu Filho Jesus ter ido a Ti e aprendido de Ti, muito obrigado por Ele nos transmitir esta lição de disciplina, compromisso e submissão, Ensina-nos Senhor através do Seu Espírito Santo, A imitarmos Seu filho, Nosso Amado JESUS... QUE A PALAVRA DESTA NOITE, NOS...
Pregador José A. Valili 05 de Agosto 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário