domingo, 28 de julho de 2013

Εκκλησία:

A palavra grega para igreja é ekklesia, que aparece 114 vezes no Novo Testamento. Ekklesia tem o sentido etimológico (origem das palavras) de “chamar” ou “chamar para fora”; no literal designava-se como assembleia dos cidadãos de uma localidade.

Igreja em sentido universal significa: a totalidade daqueles, que confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, em todas as épocas e lugares.
Igreja em sentido local significa: um grupo de crentes em Cristo, em uma determinada região, para fins de: adoração; edificação; evangelização e serviço.
1. Pessoas: elemento essencial à igreja para que a mesma cumpra seu objetivo no mundo;
2. Conversão e batismo: conversão significa mudança de rumo, mudança de vida, a troca de uma vida de pecados para uma nova caminhada em santidade guiada pelo Espírito Santo. Batismo implica em uma união com Cristo Jesus; compromisso e santificação junto a Seu discipulado;
3. Organização: é necessário para o cumprimento dos propósitos da igreja, que aja um governo a fim de disciplinar, reuniões; programas; sem que os aspectos organizacionais, estruturais, venham substituir pessoas, cujas vidas devem ser preponderantes na visão da igreja;
4. Missão: a igreja tem uma missão no mundo, a igreja de Cristo tem o propósito de servir, para honra e glória de Deus;
Figuras que simbolizam a Igreja na Bíblia:
a) Povo de Deus; (1Pe 2:9)
b) Corpo de Cristo; (1Co 12:27)
c) Templo do Espírito Santo; (1Co 3:16)
“Então disse Jesus: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas”. (Marcos 16:15 NTLH)
“Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra”. (Atos 1:8 NTLH)
Compilação - Teologia Sistemática (Doutrina da Igreja)
Por José A. Valili

Nenhum comentário:

Postar um comentário