quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DEVOLVA A MINHA IGREJA!


Vendo esta majestosa e "faraônica" obra me lembrei de trechos da musica de Chico Buarque de Holanda, bem como escritas de um livro que li, de Ariovaldo Ramos, o que será que será da Nossa Igreja Brasileira que a cada dia mais deixa o verdadeiro Evangelho do Ser para desaguar no mar do "Evangelho do Ter". Pai Perdoai-os por que eles não sabem o que realmente agrada a Ti
 Senhor!
O que será que será ...
Que todos os avisos não vão evitar
Porque todos os risos vão desafiar
Porque todos os sinos irão repicar
Porque todos os hinos irão consagrar
E todos os meninos vão desembestar ...O que não tem juízo

- Será que é isto que Jesus espera de uma Igreja?
- Será que isto é para homenagear Deus?
- Será que isto é para arrecadar mais em ajuda aos menos favorecidos?
- Será que o dinheiro desta mega obra não aliviaria a fome e dor de muitos irmãos?
- Será que existe uma missão maior aí? Tipo missão integral?
- Será que Deus quer uma igreja que cresça, ou uma igreja que apareça?
Nossas Igrejas Brasileiras
Na década de 60 surge à chamada Teologia da Libertação, nos anos 70 no congresso evangélico em Lausanne na Suíça a Teologia da Missão Integral, e nas décadas de 60 e 70 surge nos EUA a Teologia da Prosperidade tendo em Kennedy Hagin o mais famoso formulador, na década de 80 estas três teologias chegam com certo atraso no Brasil por culpa da ditadura militar, no inicio da década de 90 o censo revela um extraordinário crescimento da Igreja evangélica em solo brasileiro, no entanto com uma face até então desconhecida um segmento denominado de neopentecostalismo.

Lideradas por jovens pastores sem formação teológica e falta de conhecimento, ministérios em decadência nos EUA encontram novo fôlego no Brasil. Nos anos 80 o mundo assistiu a queda do muro de Berlim versos o triunfo do capitalismo, de modo que nada parecia ser mais certo do que ficar ao lado dos vencedores, ou seja, da tal “Teologia da Prosperidade”; brasileiros convertem-se a um Deus que lhes propõe riqueza sem culpa. Na década de 90 este crescimento foi extraordinário, este segmento invadiu a mídia através de aquisições de redes de TV e radio. A esse grupo também se juntou uma nova teologia a Teologia da Batalha Espiritual, dando espaço ao sincretismo e mundanismo evangélico.

Devolva a Minha Igreja!
A Igreja tem que viver o que prega para que cada cristão possa pregar o que vive. Sem ação do Espírito Santo não há conversão, sem ação do Espírito Santo poderemos estar edificando um clube, uma denominação, mas não uma Igreja viva, a morada do Deus Vivo! A mídia anuncia que nos afastamos de Cristo, transformando nossas Igrejas em empresas com metas de crescimento, tornamos pastores de programas e não pastores de pessoas.
- Como pastores, recebemos pessoas com comportamentos fúteis herdados pelos seus pais, temos que entregá-las transformadas a imagem de Cristo, recebemos pessoas marcadas pelo individualismo temos que entregá-las como homem coletivo, crescimento é problema de Deus, amadurecimento é problema nosso, em ambos os casos o poder é do Espírito Santo, busquemo-Lo enquanto se pode achar. “Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem” Jo 17.12;
Postado Por: José A Valili

Nenhum comentário:

Postar um comentário