sábado, 2 de janeiro de 2010

Como o próprio diz "isso é uma vergonha"

31/12/2009



01/01/2010

Não tem este endereço o propósito de condenar, ninguém mais sim de gritar diante de algo desumano e preconceituoso, debaixo de um boné e uniforme laranja e coroado de dignidade um homem trabalhador de cabelos brancos e seu colega de trabalho não menos digno, é ridicularizado diante de milhares de telespectadores, através de uma colocação preconceituosa e desumana do Sr. Boris Casoy, e outro ainda no anonimato.
- Quem tem a palavra, normalmente é um formador de opinião, que dirá quem passou as ultimas décadas pregando no dito horário nobre das TV Brasileiras, vergonhas e mais vergonhas de fachada, pois sua mascara cai no exato momento em que as câmeras e luzes são afastadas. Assim o preconceito intrínseco volta no seu estado normal e toma a forma habitual de como o tal desmascarado (Boris Casoy e seu colega anônimo também da Band) trata os menos favorecidos.
Em 2002, as pessoas tomaram conhecimento de como é tratado um gari: Fernando Braga da Costa psicólogo formado pela Universidade de São Paulo fica famoso na mídia, escrita e falada, pois ainda como estudante, para cumprir uma tarefa no seu curso de Psicologia Social escolhe se disfarçar e trabalhar de gari "lixeiro" onde segundo ele é a profissão da classe pobre. Ele mesmo sentiu na pele este preconceito e via satélite confirmado também pelo televisivo Boris Casoy a profissão mais desqualificada que existe. Pelo que demonstram nas reportagens e nos vídeos acima estes trabalhadores não são nem dignos de desejar um feliz ano para todos. Triste Sr. Boris, lamentável Sr. ainda desconhecido, desconhecido por nós.
Jesus disse:
— Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
— Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
— Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
— Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
— Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
— Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
Mateus 5: 3-8 NTLH
Por: José A Valili

2 comentários:

  1. Parabéns Valili, belo texto. O verdadeiro cristão deve se mostrar indignado com atitudes como esta. Seu texto demonstra claramente onde estão os olhos de Cristo. Em situações como estas é que devemos nos fazer de portadores de boas novas para a sociedade denunciando as estruturas pecaminosas e opressivas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Já que estava passeando. Resolvi dar uma olhada no post.
    Não é um assunto recente, mas me causou um mal estar muito grande. Como já havia sentido na época.

    Lamentável, saber que apesar de avanços, ainda sejamos tão atrasados em reconhecer a dignidade humana.

    ResponderExcluir