quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Pecado é coisa grave?

Quando uma doença é diagnosticada, é importante perguntar: "É grave?" Ora é ainda mais importante que se faça essa pergunta sobre a doença espiritual do pecado. Muitas pessoas admitirão com bom humor, que são pecadoras, porque não tem idéia do que isso significa.
Dizem que pecar faz parte da "natureza humana" ou protegem-se no fato de "toda a gente fazer isto". Mais tais afirmações iludem o verdadeiro problema: é o pecado mesmo grave?

Aqui estão algumas das coisas que a Bíblia diz a seu respeito como um pecador.
Você está degradado. Não significa que você é mau no grau máximo, nem que está cometendo constantemente toda a sorte de pecado. Tão pouco significa que é incapaz de dizer o que está certo e o que está errado, ou que nunca faz coisas agradáveis e uteis. Mas significa, sim, que o pecado invadiu todas as partes da sua natureza e da sua personalidade, a sua mente, a sua vontade, os seus afetos, a sua consciência, a sua índole e a sua imaginação. Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? A raiz do seu problema não esta naquilo que faz, mas naquilo que é! Você peca porque é pecador.
Você está corrompido. A Bíblia é bem clara neste ponto. Porque do coração procedem os maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Note que a lista inclui pensamentos, palavras e atos. Isto mostra que aos olhos de Deus todo o pecado é igualmente grave. Algumas pessoas limitam a sua idéia sobre o pecado a coisas como crime, adultério, ou roubo, mas a Bíblia diz-nos claramente que não temos o direito de pensar desta forma sobre o pecado. O pecado é algo que impede a nossa ligação com o perfeito padrão de Deus. Agora encare esta pergunta: Quem pode dizer: Purifiquei meu coração, limpo estou do meu pecado? Você pode? Visto não poder, você está corrompido.
Você é rebelde. A Bíblia ensina que o pecado é transgressão da lei, portanto, todo o pecado é deliberada rebelião contra a autoridade e a lei de Deus. Nenhuma lei civil o força a mentir, a defraudar, a ter pensamentos impuros, ou pecar de qualquer outro modo. Você peca por sua própria escolha. É você quem se decide a quebrar a santa lei de Deus. Você desobedece-Lhe deliberadamente e isso é grave, porque Deus é justo juiz; Deus que sente indignação todos os dias. Deus nunca pode ser "mole" quanto ao pecado, e você pode estar certo de que nem um só pecado ficará sem ser punido. Uma pequena parte da punição que Deus aplica ao pecado acontece nesta vida (ainda que não possamos reconhecer). Mas o castigo final será infligido depois da morte quando, no Dia do Juízo, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
Por: J A Valili - Extraído do Livro: Perguntas Cruciais de J. Blanchard

Nenhum comentário:

Postar um comentário