segunda-feira, 19 de março de 2012

NEOPENTECOSTALISMO - VISITA A “IGREJA MUNDIAL”


O MILAGRE QUE PASTORES CONSEGUEM A CUSTAS DE OUTROS E NÃO DE DEUS... PARA QUEM NÃO VIU... EMBORA SEJA UMA DENUNCIA FEITA PELA IGREJA UNIVERSAL (CONCORRENTE), CABE UMA REFLEXÃO DOS PASTORES MAL INTENCIONADOS QUE COABITAM AS "IGREJAS" DE NOSSAS ÉPOCAS... 
VISITA A “IGREJA MUNDIAL”  
Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas. Hebreus 4:13
Primeiramente registrar que fica impossível, conhecendo a teologia praticada por estás denominações, por mais piedosos que possamos ser não nos blindarmos anteriormente diante de tanta falta de compromisso cristão para com seus seguidores e admiradores; na qual oramos e intercedemos a favor destes pobres que estão sendo usados e feridos espiritualmente em Nome de Jesus. 
Em seu livro Evangélico em Crise – Decadência doutrinária na Igreja brasileira, Paulo Romeiro, no quarto capitulo, discorrendo sobre “Milagres e seus abusos” relata que:
- "Sempre que um cristão defende a fé cristã e apresenta o cristianismo como a melhor opção de vida para o ser humano, o tema milagre será inevitavelmente mencionado. Isso acontece porque a Palavra de Deus, desde o principio até o fim, relata uma grande quantidade de eventos miraculosos. A simples existência e sobrevivência da Bíblia ao longo dos séculos já se constituem num milagre. E por mais simples que venha a ser a forma de compartilhar com alguém as boas novas de salvação, quem o faz certamente falará dos milagres de Jesus. Seu nascimento virginal, Seu poder para curar enfermos, ressuscitar os mortos, dominar as forças da natureza e Sua própria ressurreição. É impossível falar de Cristo, sem falar em milagres".
O movimento do neopentecostalismo que tem como base doutrinária a teologia da prosperidade que no Brasil, atingiu diversas denominações dentre elas: O Brasil Para Cristo, Deus é Amor, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo; mais recentemente a Assembléia de Deus Vitória em Cristo de Silas Malafaia, entre outras de menor proporção e também a Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja do Apóstolo Valdemiro Santiago; sendo está atualmente a Igreja que mais cresce no Brasil. Igreja está que visitamos e será a partir de agora matéria da nossa pesquisa.   Fundada na cidade de Sorocaba no dia 9 de março de 1998 pelo Apostolo Valdemiro Santiago, que após tres meses do seu desligamento da Igreja Universal do Reino de Deus, igreja está que ele havia já servido por longos 18 anos como obreiro, evangelista, pastor e bispo, mas que até então era visto pelos seus lideres da IURD como um bispo mediano, muito longe de ser um sério concorrente. Pois não obteve nenhum destaque maior, nem mesmo tinha ocupado um posto mais elevado, tipo o cargo de bispo regional ou estadual, entendendo que são estes os mais influenciaveis.  
Está dissidência não só permitiu naquele momento uma baixa considerável de fiéis na IURD, como também possibilitou uma grande saída de bispos pastores e obreiros que seguiram este novo líder. Recebendo também bispos, pastores e líderes de outras denomições. A Igreja Mundial, chega nos dias de hoje a uma condição de Igreja que mais cresce, inaugurando uma igreja por dia, tem recebido fiéis de todas as denominações os tradicionais, pentecostais e neopentecostais.
A Igreja Mundial pratica a chamada teologia da confissão positiva (testemunhos), da saúde, prosperidade e batalha espiritual, estes elementos formam a base doutrinária da Igreja. Nesta corrente teológica prega-se que qualquer sofrimento cristão, seja de ordem financeira, moral, ou de saúde, indica falta de fé, infidelidade junto a Deus; seus adeptos são induzidos a obter sucesso e mais sucesso, através das campanhas de arrecadação, onde estes são levados a ofertar o seu melhor financeiro para Deus; com distorções da Palavra contida nas Sagradas Escrituras, ou seja, fazendo do texto um pretexto.
Em nossa visita presenciamos um louvor onde todas as músicas ali cantadas pelo bispo, tinham uma versão objetivada, em síntese um louvor mal intencionado, com um único propósito e intenção não o de glorificar e adorar ao Senhor, mais sim de preparar o emocional destes visitantes para uma melhor arrecadação. Em outras palavras, fazer com que estes fiéis possam dizimar e ofertar o seu melhor a Deus conforme o bispo recomendava todo instante.A Palavra, não foi pregada, mais sim introjetada. Distorcendo a Palavra contida nos versos de 1 a 3 no livro de Atos dos Apóstolos capitulo 5, no episodio de Ananias e Safira, dando uma maior ênfase ao engodo que o diabo levará Ananias a cometer; sobremaneira levando os fiéis a ficarem refém da Palavra de Deus, quando das ofertas que seriam pedidas posteriormente, com associação nesta Palavra.
Entre umas séries de episódios isolados da Bíblia, e até colocando Jesus como o controlador dos dízimos e ofertas ao lado do gazofilácio (parábola da viúva pobre), num conclamo geral, com chavões de sim ou não, (se entenderam o que ele bispo falava), enfatiza que quem dali seria aquela viúva, quem dali estaria ou não sobre a provação de Jesus, já que ele estaria assistindo todos os gestos de doações desapegadas, quem dali iria esconder de Deus, e não ofertar ou dizimar o seu todo como assim o fez Ananias e Safira.
Deus está como alguém que irá punir o povo infiel, Deus está para estes como um instrumento de barganha. Salvação até onde podemos observar nada foi relatado neste culto. Mas o que nos transparece, que não existe ali está preocupação, e sim como a própria doutrina deles esclarece que os que são salvos, são aqueles na qual tem ofertado e dizimado e recebido as bênçãos do Senhor sem medidas, conforme seus testemunhos, porque estes sim que agradam a Deus, são estes os que obedecem a Deus, assim sendo estão salvos e do lado do Senhor.
Por haver uma falta de compromisso com a Palavra de Deus, a Bíblia serve só de referencias quanto às campanhas e projetos de crescimento idealizados, focados em prosperidade, cura e libertação dos fiéis, em detrimento ao compromisso de uma vida cristã; em nenhum momento observamos a mensagem da cruz. Infelizmente acreditamos que não exista nenhum propósito de congregação ali, e sim um único objetivo, de “prosperar” e arrecadando cada vez mais no Nome do Senhor Nosso Deus.
Concluindo o que extraímos de positivo nesta nossa visita, é que a onde está instalada hoje a Igreja Mundial, foi no passado uma casa de jogatina (bingo), e pela glória e vontade de Deus, foi fechada, através de medidas governamentais, cremos que embora muitos que estavam ali buscando o ter em Deus, serão tocados pelo Espírito Santo, a buscarem mais o Cristo Ressurreto, sabemos através da Palavra de Jesus que: ...e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora... (Jo 6:37b); ainda que o buscam de forma distorcida e induzida, o Senhor conhece a cada um e as suas necessidades, e em Sua infinita misericórdia O Senhor se revelará a tempo para aqueles que o buscarem em Espírito e verdade.
Estando ali nos serviu de alerta.  Devemos nós que possuímos um discernimento e entendimento maior da Palavra de Deus, e como cristãos compromissados com a obra do Senhor Jesus, é nos prepararmos cada vez mais, para estarmos à altura de atuarmos no pastoreio destas vidas que ali estão sendo usadas e feridas no Nome de Deus, e que se não alcançarem o que estão indo buscar se revoltaram com O Nosso Deus e não contra o homem, pois estarão com corações petrificados e mentes cauterizadas, se eternizando assim distante do Nosso Pai Celestial.

Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. (Mt 7:22-23)
TEOLOGIA CONTEMPORANEA: Setembro 2011

quarta-feira, 14 de março de 2012

VISÃO: FRUTIFICAÇÃO DOS 70 DISCÍPULOS (Lucas 10: 1-12,16-17)

DISCIPULADO UM A UM: FRUTIFICAÇÃO DOS 70 DISCÍPULOS: 
1. Trabalho em equipe – enviados dois a dois  (v.1); 
2. Visão – sobre a colheita necessidade de levar obreiros (v.2); 
3. Oração – roga para Deus antes de iniciar o trabalho (v.2); 
4. Coragem – “ide” indo a frente e sem receio, mesmo sabendo que será uma ovelha entre lobos (v.3);
5. Fé e estilo de vida simples – não se importa com dinheiro, bagagem e outros recursos, mas fica totalmente na dependencia de Deus (v.4); 
6. Pessoa de paz – entende e reconhece a paz (shalom), a harmonia (v.5);
7. Pessoa que se relaciona – estabelece-se em uma casa, em uma família, cria raizes, sendo de fato uma pessoa boa e integra (vs. 5-7); 
8. Pessoa do reino de Deus – submissa ao Rei e por isso tem autoridade (vs. 9,11); 
9. Discernimento – reconhece quem compartilha o mesmo espírito (v.6); 
10. Humildade suficiente para receber: consegue depender de outros com graça (vs. 7, 8); 
11. Capaz de lidar com conflitos – diz a verdade, e aceita criticas sem levar para o lado pessoal (vs.10-12, 16).
Nosso maior objetivo são pessoas para Jesus...
Comunidade Cristã Rei dos Reis