sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Que a verdade fala dentro de nós....

1. Falai, Senhor, que o vosso servo escuta: Vosso servo sou eu, daí-me inteligência para que conheça os vossos ensinamentos. Inclinai meu coração às palavras de vossa boca; nele penetre, qual orvalho, vosso discurso (1Rs 3,10; Sl 118.36.125; Dt 32,2). Diziam, outrora, os filhos de Israel a Moisés: Fala-nos tu e te ouviremos; não nos fale o Senhor, para que não morramos (Êx 20,19). Não assim, Senhor, não assim, vos rogo eu; antes, como o profeta Samuel, humilde e ansioso, vos suplico: Falai, Senhor, que o vosso servo escuta. Não fale Moisés, nem algum dos profetas, mas falai-me de vós, Senhor, Deus, que inspirastes e iluminastes todos os profetas, porque vós podeis, sem eles, me ensinar perfeitamente, ao passo que eles, sem vós, de nada me serviriam.
2. Podem muito bem proferir palavras, mas não conseguem dar o espírito; falam com muita elegância, mas, se vós vos calais, não inflamam o coração. Ensinam a letra; vós, porém, explicais o sentido. Propõem os mistérios, mas vós descobris a significação das figuras. Proclamam os mandamentos, mas vós ajudais a cumpri-los. Mostram o caminho, mas vós dais força para segui-lo. Eles regam a superfície, mas vós dais a fecundidade. Eles clamam com palavras, mas vós dais a inteligência ao ouvido.
3. Não me fale, pois, Moisés, mas vós, Senhor meu Deus, Verdade eterna, para que não morra sem ter alcançado fruto algum, se só for admoestado por fora e não abrasado interiormente; e não seja minha condenação a palavra ouvida e não praticada, conhecida e não amada, criada e não observada. - Falai, pois, Senhor, que o vosso servo escuta; porque possuís palavras de vida eterna (1 Rs 3,10; Jo 6,69). Falai-me para consolação de minha alma e emenda de minha vida, também para louvor, glória e perpétua honra vossa.

Livro: A imitação de Cristo ´Tomás de Kempis - século XV

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

No vale de ossos secos....

 
No vale de ossos secos somente o profeta vê vida... É com esta perspectiva que iniciamos nossa reflexão sobre um homem chamado Ezequiel, que numa experiência fantástica é "levado pela mão do Senhor em espírito" a determinado lugar onde Deus haveria de lhe falar. Às vezes, Deus escolhe lugares inesperados para nos ensinar a proferirmos a sua palavra. Foi isto o que Deus fez com Ezequiel, quando levou-o a um vale do ossos secos. Em sua descrição do lugar, ele fala assim: "e eis que eram mui numerosos (os ossos) sobre a face do vale, e estavam sequíssimos" (Ez 37.2). O que deve ter passado pela mente do profeta naquele instante? Ele deve ter pensado: "Deus, que coisa terrível; estou rodeado de morte; não consigo ver aqui nada além do domínio da morte". Em meio a esta circunstância, vem então a pergunta de Deus: "Filho do homem, poderão viver estes ossos"? Parece que Deus está brincando com o profeta quando lhe faz esta pergunta, mas Deus está falando sério. O profeta já havia notado que os ossos eram muitos e que estavam ali há muito tempo, pois estavam sequíssimos. Como poderiam então viver? Toda a aparência humana já não existia há muito tempo, e qualquer esperança de vida inexistia, pois o que se via eram somente montanhas de ossos sem vida, do que outrora parecia ter sido um grande povo.

sábado, 24 de outubro de 2009

Os DEZ MANDAMENTOS - decálogo: AT


1) Monoteísmo: Não terás outros deuses diante de mim.
2) Contra a idolatria: Não farás para ti imagem de escultura.
3) Contra a profanação: Não tomaras o nome do Senhor teu Deus em vão.
4) Sobre o sábado: Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar.
5) Respeito aos genitores: Honra teu pai e tua mãe.
6) Respeito à vida alheia: Não mataras.
7) Vida pura: Não Adulteraras.
8) Honestidade: Não furtaras.
9) Veracidade: Não dirás falso testemunho contra o teu irmão.
10) Respeito à propriedade alheia: Não cobiçaras.

DIVISÕES: Foi escrito em duas pedras ou em duas faces contendo uma repartição visível,  pois os primeiros (quatro) mandamentos referem-se á conduta humana em relação a Deus,  enquanto o restante (seis) salienta o nosso trato para com o próximo.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Deus é puramente Amor

A Manifestação da Graça de Deus AT

A Graça de Deus é manifestada em toda a Sagrada Escritura do Antigo testamento, pois, sempre existiu, mas nem sempre foi totalmente revelada como graça propriamente dita.
A partir da queda podemos notar esta graça se manifestando e o propósito de Deus, se revelando para o nosso resgate e nossa reintegração como filhos verdadeiros.
Deus, manifesta Sua Graça na promessa do nosso Salvador.
No capitulo três de Genesis, vindo da semente da mulher vs.15, com esta profecia; na escolha do seu povo “Israel” em Abraão, e tantas outras intervenções, com seus escolhidos: profetas, reis, e homens de fé, podemos observar, a grandeza do nosso Deus e de Seu amor, de Sua Graça para conosco.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Do amor de Jesus sobre todas a coisas

1. Bem-aventurado aquele que compreende o que seja amar a Jesus e desprezar-se a si por amor de Jesus. Por esse amor deves deixar qualquer outro, pois Jesus quer ser amado acima de tudo. O amor da criatura é anganoso e inconstante; o amor de Jesus é fiel e inabalável. Apegado à criatura, cairás com ela, que é instável; abraçado com Jesus, estarás firme para sempre. A Ele ama e guarda como amigo que não te desamparará, quando todos te abandonarem, nem consentirá que pereças na hora suprema. De todos te hás de separar um dia, quer queiras, que não.
2. Conchega-te a Jesus na vida e na morte; entrega-te à sua fidelidade, que só Ele te pode socorrer, quando todos te faltarem. Teu Amado é de tal natureza, que não admite rival: Ele só quer possuir teu coração e nele reinar como rei em seu trono. Se souberas desprender-te de toda criatura, Jesus acharia prazer em morar contigo. Quando confiares nos homens, fora de Jesus, verás que estás perdido. Não te fies nem te firmes na cana movediça: porque toda a carne é feno, e toda a sua glória fenece como a flor do campo (Is 40,6).

3. Facilmente serás enganado, se só olhares para as aparências dos homens. Se procuras alívio e proveito nos outros, quase sempre terás prejuízo. Procura a Jesus em todas as coisas, e Jesus acharás. Se te buscas a ti mesmo, também te acharás, mas para a tua ruína. Pois o homem que não busca a Jesus é mais nocivo a si mesmo que todo o mundo e seus inimigos todos.


Livro: A imitação de Cristo ´Tomás de Kempis - século XV

sábado, 3 de outubro de 2009

Onde está Deus?


Quando acontece uma tragédia, seja pessoal, nacional ou global, as pessoas se perguntam como Deus pôde permitir que tais coisas acontecessem. No que ele estava pensando? Ele realmente está no controle? Podemos confiar a condução do universo a alguém que permite isso?

Oração....

C.H. Spurgeon foi um famoso evangelista. Certa vez, enquanto falava a seus alunos a respeito da oração, um deles lhe perguntou como se pode saber se as orações serão respondidas.
Spurgeon, então, tirou do bolso um relógio de ouro e o colocou sobre a mesa, dizendo que quem quisesse poderia levá-lo.
Todos os alunos ficaram muito agitados.
Uns simplesmente não podiam crer que um relógio tão bonito pudesse ser dado assim. Outros comentavam: Se eu quiser pegar o relógio, e ele decidir tomá-lo de volta, não ficaria embaraçado?
Entrementes, ainda outros diziam: E se ele mudar de idéia de repente?
Nesse ínterim, uma garotinha dirigiu-se ao senhor Spurgeon e disse, com resolução: Eu quero o relógio.
Tome-o, e tenha cuidado para o manter sempre em bom estado.
E, concluindo, acrescentou Spurgeon: Quando eu disse que daria o relógio, realmente falei sério.
Por que vocês não creram?
Vejam bem: o que Deus nos deseja dar é algo muito mais precioso que o relógio; Ele nos quer dar Seu próprio Filho para ser nossa vida.
Por que, então, estando Deus querendo tanto dar, estamos ainda hesitantes em receber?
A confiança é a chave de ouro para a realização dos seus mais acalentados sonhos.
"A fé remove montanhas, mas os apressados sempre preferem dinamite".
Agostinho de Hipona escreveu: “Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas em si mesmo”.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Perdão, faxina da alma

O perdão é a cura das memórias, a assepsia do coração, a faxina da alma. O perdão é uma necessidade vital e uma condição indispensável para termos uma vida em paz com Deus, com nós mesmos e com o próximo. Uma vez que somos falhos e pecadores, estamos sujeitos a erros. Por essa razão, temos motivos de queixas uns contra os outros. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas.

É impossível termos uma vida cristã saudável sem o exercício do perdão. Quem não perdoa não pode adorar a Deus nem mesmo trazer sua oferta ao altar. Quem não perdoa tem suas orações interrompidas e nem mesmo pode receber o perdão de Deus. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente. Quem não perdoa é entregue aos verdugos da consciência. O perdão, portanto, não é uma opção para o crente, mas uma necessidade imperativa.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Como se há de resistir às tentações

1. Enquanto vivemos neste mundo, não podemos estar sem trabalhos e tentações. Por isso lemos no livro de Jó (7,1): É um combate a vida do homem sobre a terra. Cada qual, pois, deve estar acautelado contra as tentações, mediante a vigilância e a oração, para não dar azo às ilusões do demônio, que nunca dorme, mas anda por toda parte em busca de quem possa devorar (1 Pdr 5,8) . Ninguém há tão perfeito e santo, que não tenha, às vezes, 
tentações, e não podemos ser delas totalmente isentos.

2. São, todavia, utilíssimas ao homem as tentações, posto que sejam molestas e graves, porque nos humilham, purificam e instruem. Todos os santos passaram por muitas tribulações e tentações, e com elas aproveitaram; aqueles, porém, que não as puderam suportar foram reprovados e pereceram. Não há Ordem tão santa nem lugar tão retirado, em que não haja tentações e adversidades.